
Nascido no Rio de Janeiro, Alberto Mussa é um premiado escritor brasileiro e uma das figuras centrais da literatura contemporânea do país. Formado em Letras pela UFRJ, com mestrado em Linguística, destacou-se pela investigação do papel das línguas africanas na formação do português do Brasil. A sua obra propõe a fusão da tradição narrativa ocidental com mitologias e matrizes culturais afro-brasileiras, indígenas e da Arábia pré-islâmica.
Autor traduzido em quinze idiomas e publicado em dezassete países, Mussa recriou a mitologia tupinambá, traduziu poesia árabe pré-islâmica e coassinou, com Luiz António Simas, uma história do samba-enredo. O seu Compêndio Mítico do Rio de Janeiro reúne cinco novelas de ficção histórica, estruturadas como romances policiais, que percorrem os séculos XVI ao XX da história carioca.
Entre os numerosos prémios recebidos no Brasil e no exterior destacam-se o Casa de las Américas, o de Melhor Ficção da Academia Brasileira de Letras, o Prémio Machado de Assis (por duas vezes), da Biblioteca Nacional, e o da APCA, igualmente em duas ocasiões.

