Jornalista, escritor, guionista e dramaturgo, é o vencedor do Prémio Jabuti de Melhor Romance em 2010, com o livro “Se eu fechar os olhos agora”, assim como o Prémio São Paulo de Literatura no mesmo ano.

É um dos 100 brasileiros mais influentes de acordo com a revista Época.

Iniciou a sua carreira jornalística pela extinta Bloch Editores e foi correspondente internacional por mais de uma década, baseado nos Estados Unidos, primeiro para o jornal O Globo, depois para a Rede Globo de Televisão. Foi correspondente internacional da Rede Globo nos Estados Unidos, onde cobriu os ataques terroristas em setembro de 2001 e a devastação no Iraque. No canal por assinatura GloboNews, criou o programa Milénio com o jornalista Paulo Francis e, desde 2002, é o apresentador do GloboNews Literatura. Dentre os seus já entrevistados estiveram John Updike, Mario Vargas Llosa, José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, António Lobo Antunes, Zélia Gattai, Milton Hatoum, Michael Cunningham e David Hare. Algumas dessas entrevistas estão no livro “Contestadores” (2003). Outro livro, “Grandes Entrevistas do Milénio” (2009) traz as entrevistas com Noam Chomski, E.L. Doctorow e o papa do movimento Beat, Allen Ginsberg.

Também é roteirista de documentários e foi o realizador da curta-metragem “Noivado”, premiado como Melhor Filme Experimental no III Festival de Cinema Amador JB-Mesbla, em 1968. A sua peça “Boa noite a todos”, que conta a descida de uma mulher ao mundo do esquecimento após uma vida de amores sem limites, estreou durante a Fliporto de 2012, apresentado pela atriz Christiane Torloni e realizada por José Possi Neto. Em 2014 o texto, publicado junto com o romance do mesmo nome pela Editora Record, teve leitura dramatizada no Rio de Janeiro, com Fernanda Montenegro, e em São Paulo, com Irene Ravache.

O seu segundo romance, “A felicidade é fácil”, foi lançado em 2011. Lançado em 2013, o romance “Vidas provisórias” trouxe de volta personagens dos seus livros anteriores. A saga de dois jovens expatriados brasileiros Paulo (personagem de “Se eu fechar os olhos agora”) e Bárbara (de “A felicidade é fácil”), separados no tempo e na geografia.

Os seus outros livros são “Contestadores” (2003), “Outros tempos” (crónicas e memórias, 2002), “Dias de cachorro louco” (crônicas, 1995) e “Grandes entrevistas do Milênio” (2009), “Boa noite a todos” (2014). Em mais um desafio, lançou em maio de 2016 o seu primeiro livro de contos, “Welcome to Copacabana & outras histórias” composto por vinte contos escritos especialmente para o livro, interligados pelos temas do inconformismo, do expatriamento, da solidão e do enfrentamento do mundo.

SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA

TRADUÇÃO E NOTAS: ***************
ADAPTAÇÃO: ***************
ILUSTRADOR: ***************
IDIOMA: PORTUGUÊS
LANÇAMENTO: 03/2018
ACABAMENTO: BROCHADO
FORMATO: 15,8CM X 23CM
PÁGINAS: 272
PESO: 190 G
ISBN – LIVROS: ISBN 9789899978973
ISBN – DIGITAL: ———