
Jornalista, escritor, argumentista e dramaturgo, Edney Silvestre venceu o Prémio Jabuti de Melhor Romance em 2010 com Se eu fechar os olhos agora, distinção que lhe valeu igualmente, no mesmo ano, o Prémio São Paulo de Literatura. Figura ainda entre os 100 brasileiros mais influentes, segundo a revista Época.
Iniciou a carreira jornalística na extinta Bloch Editores e foi correspondente internacional durante mais de uma década, com base nos Estados Unidos, primeiro para o jornal O Globo e depois para a Rede Globo de Televisão. Enquanto correspondente da Globo, cobriu acontecimentos de grande impacto internacional, como os atentados de Setembro de 2001 e a guerra no Iraque. No canal por cabo GloboNews, criou o programa Milénio, com Paulo Francis, e, desde 2002, apresenta o GloboNews Literatura. Entre os numerosos entrevistados contam-se nomes como John Updike, Mario Vargas Llosa, José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, António Lobo Antunes, Zélia Gattai, Milton Hatoum, Michael Cunningham e David Hare. Parte dessas entrevistas foi reunida em Contestadores (2003), enquanto Grandes Entrevistas do Milénio (2009) inclui diálogos com Noam Chomsky, E. L. Doctorow e Allen Ginsberg.
Como argumentista e realizador, assinou documentários e realizou a curta-metragem Noivado, distinguida como Melhor Filme Experimental no III Festival de Cinema Amador JB-Mesbla, em 1968. A sua peça Boa noite a todos estreou na Fliporto de 2012, interpretada por Christiane Torloni e encenada por José Possi Neto. O texto, publicado em 2014 juntamente com o romance homónimo, teve leituras dramatizadas no Rio de Janeiro, com Fernanda Montenegro, e em São Paulo, com Irene Ravache.
Na ficção, publicou ainda os romances A felicidade é fácil (2011) e Vidas provisórias (2013), este último reunindo personagens de obras anteriores. É também autor de livros de crónicas e entrevistas, como Outros tempos (2002), Dias de cachorro louco (1995) e Grandes Entrevistas do Milénio (2009). Em 2016 lançou o seu primeiro volume de contos, Welcome to Copacabana & outras histórias, conjunto de narrativas interligadas por temas como o inconformismo, o exílio, a solidão e o confronto com o mundo contemporâneo.


