
Joseph Conrad, nome literário de Józef Teodor Nałecz Korzeniowski, foi um escritor britânico de origem polaca, nascido em 1857. Aos dezassete anos iniciou uma longa carreira como marinheiro e, aos vinte e um, dominava já a língua inglesa, na qual viria a escrever com notável mestria. Após várias tentativas, obteve a certificação de capitão, viveu intensamente a experiência da navegação marítima e adquiriu a nacionalidade britânica em 1884.
Publicou o seu primeiro livro aos trinta e oito anos, depois de se ter reformado da Marinha. Em 1902 deu a conhecer Coração das Trevas (Heart of Darkness), romance em que expõe a dimensão moralmente destrutiva do colonialismo europeu. É amplamente reconhecido como um dos maiores estilistas da prosa inglesa. Entre as suas obras mais importantes destacam-se Lorde Jim (1900), Nostromo (1904), O Agente Secreto (1907) e Sob os Olhos do Ocidente (1911).
Conrad viveu a maior parte da sua vida literária em Londres e, mais tarde, no condado de Kent, onde faleceu a 3 de Agosto de 1924, aos sessenta e sete anos, vítima de ataque cardíaco.


