Se Eu Fechar os Olhos Agora
Se Eu Fechar os Olhos Agora
Autor
Edney Silvestre
Tradução e notas
***************
Adaptação
***************
Ilustrador
***************
Idioma
Português
Lançamento
03/2018
Acabamento
Brochado
Formato
15,8cm x 23cm
Páginas
272
Peso
190 g
ISBN - Livros
ISBN 9789899978973
ISBN - Digital
---------
Sinopse
O premiado escritor e jornalista Edney Silvestre constrói uma trama arrebatadora e comovente, repleta de referências a um dos momentos mais importantes do cenário político e cultural do Brasil e do mundo. Ao transitar por géneros tão distintos quanto o policial, o histórico e o romance de formação, Se fechar os olhos agora, o vencedor do Prémio Jabuti 2010 de Melhor Romance, é uma leitura vertiginosa, que retrata a essência da sociedade brasileira.

Dois meninos, Eduardo e Paulo, encontram o corpo de uma linda mulher, morta e mutilada às margens de um lago, numa pequena cidade da antiga região cafeeira do interior do Rio de Janeiro. A brutalidade do crime, a indiferença da polícia e a falta de lógica da explicação oficial para o crime intrigam os meninos que iniciam uma investigação, à qual se une Ubiratan, um ex-preso político da ditadura do Presidente Vargas. Dele, ouvem aquilo que marca o turbilhão de acontecimentos: “Nada neste país é o que parece.”

Em pouco tempo, num terrível caminho de amadurecimento e chegada à vida adulta, percebem que a morta tem uma estranha ligação com os homens mais importantes da cidade e um passado nebuloso, repleto de mistérios e contradições. A investigação de Paulo e Eduardo desvendará ainda um perverso painel em que a violência sexual, o racismo, a devassidão e as espúrias alianças políticas se misturam.

Uma sensível narrativa lançada em Portugal e com prefácio do escritor Luís Filipe Sarmento.
Compre em Nossos Parceiros

Conheça mais sobre Edney Silvestre


(1950)

Jornalista, escritor, guionista e dramaturgo, é o vencedor do Prémio Jabuti de Melhor Romance em 2010, com o livro “Se eu fechar os olhos agora”, assim como o Prémio São Paulo de Literatura no mesmo ano. É um dos 100 brasileiros mais influentes de acordo com a revista Época.

Iniciou a sua carreira jornalística pela extinta Bloch Editores e foi correspondente internacional por mais de uma década, baseado nos Estados Unidos, primeiro para o jornal O Globo, depois para a Rede Globo de Televisão. Foi correspondente internacional da Rede Globo nos Estados Unidos, onde cobriu os ataques terroristas em setembro de 2001 e a devastação no Iraque. No canal por assinatura GloboNews, criou o programa Milénio com o jornalista Paulo Francis e, desde 2002, é o apresentador do GloboNews Literatura. Dentre os seus já entrevistados estiveram John Updike, Mario Vargas Llosa, José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, António Lobo Antunes, Zélia Gattai, Milton Hatoum, Michael Cunningham e David Hare. Algumas dessas entrevistas estão no livro “Contestadores” (2003). Outro livro, “Grandes Entrevistas do Milénio” (2009) traz as entrevistas com Noam Chomski, E.L. Doctorow e o papa do movimento Beat, Allen Ginsberg.

Também é roteirista de documentários e foi o realizador da curta-metragem “Noivado”, premiado como Melhor Filme Experimental no III Festival de Cinema Amador JB-Mesbla, em 1968. A sua peça “Boa noite a todos”, que conta a descida de uma mulher ao mundo do esquecimento após uma vida de amores sem limites, estreou durante a Fliporto de 2012, apresentado pela atriz Christiane Torloni e realizada por José Possi Neto. Em 2014 o texto, publicado junto com o romance do mesmo nome pela Editora Record, teve leitura dramatizada no Rio de Janeiro, com Fernanda Montenegro, e em São Paulo, com Irene Ravache.

O seu segundo romance, "A felicidade é fácil", foi lançado em 2011. Lançado em 2013, o romance “Vidas provisórias” trouxe de volta personagens dos seus livros anteriores. A saga de dois jovens expatriados brasileiros Paulo (personagem de "Se eu fechar os olhos agora") e Bárbara (de "A felicidade é fácil"), separados no tempo e na geografia.

Os seus outros livros são “Contestadores” (2003), “Outros tempos” (crónicas e memórias, 2002), “Dias de cachorro louco” (crônicas, 1995) e "Grandes entrevistas do Milênio" (2009), "Boa noite a todos" (2014). Em mais um desafio, lançou em maio de 2016 o seu primeiro livro de contos, "Welcome to Copacabana & outras histórias" composto por vinte contos escritos especialmente para o livro, interligados pelos temas do inconformismo, do expatriamento, da solidão e do enfrentamento do mundo.


COMPASSO DOS VENTOS EDITORA LDA
Rua das Portas de Santo Antão, nº89 - Santa Justa 1169-022 Lisboa-Portugal -
Tel: +351 210 405 119

info@compasso-dos-ventos.pt