O compasso dos ventos, também conhecido por vezes como rosa-dos-ventos, foi criado a partir da necessidade de se determinar corretamente a orientação dos ventos nas navegações. Os primeiros compassos possuíam doze pontos e ao longo da Idade dos Descobrimentos foram adicionados quatro adicionais, a corresponder a uma volta completa do horizonte. Surgiu na cartografia a partir do século XIV e auxiliou a correta leitura da direção entre determinados pontos nos mapas. Assim, o uso do compasso dos ventos tornou muito mais eficiente o comércio de mercadorias e o descobrimento de novas terras além-mar. Rotas puderam ser estabelecidas e a navegação contribuiu enormemente para a difusão da cultura, das tradições e da língua portuguesa por todo os locais mais longínquos do planeta.

Eis a razão-de-ser da COMPASSO DOS VENTOS EDITORA: estimular a criatividade, resgatar e projetar a língua portuguesa no mundo, com a difusão da cultura lusófona, de nossa língua portuguesa, de nossos autores e de suas obras, além de também propiciar através de cuidadosas edições bilíngues o alcance aos autores e aos grandes textos e obras da literatura universal.

A COMPASSO DOS VENTOS EDITORA vem desde sua criação desenvolvendo sua linha editorial com o intuito de trazer ao público-leitor o acesso à boa literatura, seja ela nacional ou estrangeira. O compromisso e a visão da COMPASSO DOS VENTOS EDITORA estão alinhados com o propósito de ir ao encontro das necessidades de um mundo que rapidamente se transforma e com o propósito de nutrir os ideais de uma época de conscientização global.

A COMPASSO DOS VENTOS EDITORA tem como tarefa primordial a revelação de mensagens importantes através dos livros que publica, na certeza de que são muitos e diferentes os caminhos que nos conduzem ao crescimento e que tornam o conhecimento acessível a todos os leitores. Deste modo, a COMPASSO DOS VENTOS EDITORA desenvolve linhas editoriais com textos e imagens que se complementam através de projetos elaborados especialmente para oferecer ao leitor cultura, entretenimento e momentos de grande prazer.

Estas linhas desenvolvidas apresentam-se em ficção nacional e estrangeira, crítica literária, ensaios, biografias, análises e apresentações de textos sobre os principais formadores de nossa sociedade. Apresentam-se também com novas versões, sempre em edições bilíngues, para grandes textos e obras da literatura, de modo a ampliar a oportunidade do público-leitor no acesso a esses autores e a procurar resgatar em suas obras, através de novas traduções, os grandes autores muitas vezes esquecidos ou deixados em segundo plano, mas essenciais na formação do espírito crítico do país e de seu povo.

A COMPASSO DOS VENTOS EDITORA também está voltada para as novas tecnologias com o lançamento simultâneo de seu livros em formato digital, bem como a divulgação e lançamentos de novos autores, de teses e dissertações acadêmicas e o resgate de títulos e produção intelectual das áreas da filosofia e das ciências humanas e sociais. Esses materiais, que por forçaa da restrição de certas linhas editoriais e pelos custos envolvidos não possuem possibilidade de atingir o grande público, estarão sendo lançaados ao valer-se das novas tecnologias para a divulgação destas importantes produções literárias.


COMPASSO DOS VENTOS EDITORA LDA
Rua das Portas de Santo Antão, nº89 - Santa Justa 1169-022 Lisboa-Portugal -
Tel: +351 210 405 119

info@compasso-dos-ventos.pt